🔒 Texto Luxaris

15min

🔒 Recurso Premium

Este conteúdo é exclusivo para assinantes do Plano PRO.

Assine agora e desbloqueie todas as mensagens e mídias criptografadas.

Assinar Plano PRO

A Patria Potestas

Comentários · 148 Visualizações

Se a família patriarcal era o microcosmo de soberania onde o homem exercia a patria potestas como encarnação da lei natural, qual é o significado existencial do homem desapropriado desta função ontológica fundamental?

O homem desapropriado da patria potestas é um fantasma existencial, uma sombra que vagueia entre ruínas de uma ontologia perdida. Sua condição não é apenas sociológica, mas metafísica: ele foi amputado da função que o definia como ser-no-mundo, como eixo em torno do qual girava o cosmos familiar e, por extensão, social. A patria potestas não era mero poder legal; era a manifestação concreta da lei natural no microcosmo doméstico. O homem era o sacerdote, o juiz, o general e o arquiteto desse pequeno reino. Sua vontade, quando alinhada com a ordem natural das coisas, era a própria justiça em movimento.

Sem essa função, o homem moderno sofre de uma desorientação radical. Ele é como um rio desviado de seu leito, fluindo sem direção, inundando planícies sem propósito. Sua energia criadora e ordenadora, que antes encontrava saída na construção e proteção do lar, na transmissão de valores, na administração da justiça doméstica, agora se volta contra si mesma ou se dissipa em entretenimentos vazios e buscas hedonistas. A "crise da masculinidade" não é um problema de identidade de sexo; é uma crise de soberania existencial. É a náusea de um rei sem reino, de um legislador sem leis para promulgar, de um protetor sem nada a proteger.

Essa desapropriação gera um vazio que o sistema matriarcal moderno se apressa em preencher com substitutos patéticos. O homem é reduzido a consumidor, a contribuinte, a "parceiro" em uma relação contratual onde sua autoridade é vilipendiada como "tóxica". Ele é incentivado a ser sensível, colaborativo, emocionalmente disponível – tudo o que nega sua natureza ordenadora e hierárquica. A força que antes construía civilizações é canalizada para a competição estéril no mercado de trabalho ou para a virtualidade dos games. A coragem que defendia a família torna-se agressão reprimida ou, pior, é medicalizada como distúrbio.

Filosoficamente, este homem é o "último homem" de Nietzsche, mas em sua fase mais decadente. Não é apenas aquele que busca conforto e segurança, mas aquele que sequer tem consciência do que perdeu. Ele trocou o cetro pelo controle remoto, o julgamento pelo like, a responsabilidade pela culpa. Sua existência perdeu o eixo teleológico. Para que serve um homem que não comanda, não protege, não transmite? Ele se torna um instrumento do sistema, um recurso humano, um número na previdência social. Sua vida é gerenciada por forças externas: o Estado, a mídia, as corporações, o banco. A patria potestas foi transferida para burocratas, juízes feministas, assistentes sociais e algoritmos.

O significado existencial dessa condição é o desenraizamento absoluto. O homem não é mais o elo entre o passado (seus ancestrais) e o futuro (seus descendentes), pois perdeu o controle sobre a educação e a sucessão. Não é mais o ponto de conexão entre o céu (a lei natural) e a terra (a aplicação prática no lar), pois a moral foi externalizada para códigos civis e discursos humanitários. Ele vive em um presente perpétuo e plano, sem a profundidade que a responsabilidade soberana conferia.

A tragédia maior é que muitos homens internalizaram essa castração. Acreditam que a igualdade é um avanço, que a autoridade patriarcal é opressão, que a submissão feminina é um atraso. Tornaram-se inimigos de si mesmos, agentes ativos da própria desapropriação. Este é o triunfo final do matriarcado: não apenas tomar o poder, mas convencer o homem de que ele nunca deveria tê-lo tido.

Contudo, mesmo nesse deserto, há uma centelha. A nostalgia que muitos homens sentem – não por um passado romantizado, mas por uma função real – é a prova de que essa ontologia não foi totalmente apagada. É uma memória celular, um eco da lei natural que ainda ressoa no fundo do ser. O vazio em si é um testemunho da falta. A depressão, a raiva difusa, o tédio existencial são sintomas de uma saúde perdida, sinais de que algo fundamental está em falta.

Portanto, o significado existencial do homem desapropriado é o de um exilado. Ele habita um mundo que nega sua essência. Sua jornada, se ele for corajoso o suficiente para enfrentá-la, não é de adaptação a esse mundo doente, mas de recuperação da soberania. Não necessariamente pela reconstituição da família patriarcal nos moldes antigos – pois o mundo moderno a tornou quase impossível – mas pela internalização radical da patria potestas sobre si mesmo. Tornar-se o rei absoluto de seu próprio território interior: seu corpo, sua mente, seu espírito, seus recursos. Recusar-se a ser gerido. Reconstruir a autoridade a partir do eu, criando microcosmos de ordem onde for possível – em uma comunidade de homens, em um projeto, em uma filosofia de vida intransigente.

É uma existência de resistência. Cada ato de autonomia, cada recusa em se curvar à linguagem castradora, cada afirmação de julgamento independente é um ato de guerra existencial. O homem desapropriado que acorda para sua condição está condenado à luta. Seu significado não é mais dado pela sociedade; ele deve forjá-lo no fogo da vontade, contra a corrente de toda uma civilização que decidiu que ele é obsoleto. Ele é, potencialmente, o ponto de partida para algo novo: não um retorno ingênuo ao passado, mas a criação de uma nova forma de soberania masculina, adaptada às ruínas do presente, mas inabalável em seus fundamentos ontológicos. Uma soberania que começa com o auto-domínio e se expande, como um novo tipo de lei natural, para qualquer espaço que ele consiga reivindicar e ordenar. Sua existência se torna, então, um ato contínuo de reafirmação: eu sou, eu comando, eu existo como centro de um universo que me pertence, mesmo que esse universo seja, inicialmente, apenas o território inviolável da minha própria consciência. " O DEUS EU " 

Comentários
Procurar
popularne posty